Utensílios Básicos Para Fazer Bolo

Utensílios Básicos Para Fazer Bolo

Todos pensam que antes de começar a fazer bolo é necessário ter uma porção de utensílios e equipamentos caros, quando na verdade com o que tem na nossa cozinha é possível começar a fazer bolos lindos. Pensando nisso elaborei uma lista com todos utensílios básicos para fazer bolo. Claro que com o aumento da demanda e o domínio das técnicas é necessário agilizar a produção e vamos adquirindo mais peças para facilitar o trabalho.
Os iniciantes podem fazer trabalhos lindos improvisando, o importante é entender e treinar a técnica, com as instruções corretas fica mais fácil reproduzir bolos encantadores. A cada novo trabalho eu comprava o utensilio necessário, assim não gastava muito e não ficava sem treinar. A cada mês inventava um tema diferente para o bolo e fazia uma pequena lista de ingredientes e utensílios.

Utensílios Básicos Para Fazer Bolo

Aliás quem trabalha ou pretende trabalhar fazendo bolos deve saber que essa lista de ingredientes e de utensílios deve ser feita para cada bolo, mesmo que tenha só um bolo a ser entregue, é importante fazer um check list de utensílios, verificas estecas, cortadores, corantes, etc. Essa é a ficha técnica, tema de outro post, com ela você evita imprevistos e ter que sair correndo no meio da decoração pra comprar um item que esqueceu.

Utensílios Básicos Para Fazer Bolo

Vamos começar pelo básico de utensílios que você tem que ter em casa para começar a produzir bolos decorados.
1) Batedeira – De preferência a planetária, a massa rende mais, fica mais fofinha, eu não acreditava até fazer o teste. Se for usar uma batedeira simples, tenha tigelas ou bacias grandes para a massa ter espaço para crescer.
2) Formas – Eu prefiro formas altas e redondas, mas é possível utilizar as retangulares, assar placas de bolo, recortar e montar de acordo com o que você planejou. Quando vou fazer bolos de andares gosto de ter as formas já do tamanho certo para agilizar o trabalho, mas isso só aconteceu depois de alguns anos fazendo bolos, antes disso eu recortava, sem problemas.
3) Pão Duro – Essas espátulas fazem toda diferença, além de ajudarem a misturar bem os ingredientes ajudam a ter 100% de aproveitamento dos ingredientes agilizando o tempo.
4) Faca de serra– Já existem dezenas de itens para fatiar o bolo, mas nada nunca será tão eficiente, prático e rápido quanto uma faca de serra, essa que a gente usa para cortar o pão, eu tenho 3, tenho certeza que deve ter uma por aí também.
5) Espátulas – São fundamentais para espalhar o recheio, alisar o bolo, e até servir o bolo. Tenho alguns modelos, mas me virei muito tempo com uma só, tradicional.
6) Bicos de confeitar – Não são necessários muitos, um de cada dos básicos para treinamento e depois vai comprando conforme os trabalhos, tenha um bico de cada, pitanga, pétala, perlê e folha, só com esses já dá para realizar bons trabalhos, quando for comprar pegue todos com a mesma abertura, uma abertura média, nem tão fechado e delicado, nem tão aberto e evidente, para bolos de andares você vai precisar de um de cada e adequar o tamanho.
7) Sacos de confeitar – Na verdade uso sempre os sacos de confeitar descartáveis de tamanho grande, tenho sempre vários, eles são chamados de descartáveis mas duram muitas utilizações, só lavar bem com água morna e deixar secar bem antes de guardar.
8) Rolo de abrir massa – Eu utilizo rolos de polipropileno, são duráveis, mais fáceis de lavar, tenho de dois tamanhos, um para bolos grandes e outros para peças menores.
9) Cortadores – Hoje eu tenho cortadores de várias formas e tamanhos, mas comecei com os básicos, redondo e quadrado, que permitem elaborar várias figuras, também podem ser comprados aos poucos conforme a necessidade.
10) Estecas – Estecas são palitinhos com as pontas diferentes que permitem marcar a pasta, criando efeitos. Um jogo básico é suficiente, existem jogos importados que são de inox e tem mais tamanhos e formas. Ainda não tenho um desses.

Já existem marcas no Brasil que produzem muitos produtos para facilitar a vida de quem quer aprender a fazer bolos, seja para consumo próprio ou para complementar a renda. Esse kit abaixo eu ganhei em um evento da Mago Industria, empresa do mercado nacional que tem uma linha bem ampla de utensílios e acessórios para confeitaria.

Utensílios Básicos Para Fazer Bolo

Basicamente são esses utensílios para se tornar boleiro/confeiteiro, com isso, boa vontade e alguma técnica você logo estará fazendo bolos lindos.

Faça sua lista, separe seu utensílios e mãos a obra!

One thought on “Utensílios Básicos Para Fazer Bolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *